O ATLETA DA VIDA

O Reciclando Mentes vem atuando sistematicamente em diversas comunidades do Rio de Janeiro, com duas metodologias narrativas que utilizam o esporte como meio para levar as pessoas à reflexão sobre suas vidas, que são ”O Time da Vida”, através do futebol, e “O Tatame da Vida”, através das artes marciais.

Diante dos bons resultados obtidos neste trabalho, e a fim de aproveitar o ano das Olimpíadas, contamos com a supervisão de David Denborough para desenvolver a metodologia “O Atleta da Vida” com base na metodologia narrativa “O Time da Vida”, de sua autoria.

Ela utiliza a metáfora do esporte para convidar jovens a pensar sobre suas vidas em uma perspectiva diferente, refletir sobre suas escolhas, empreender ações para mudar o curso de sua história e, dessa forma, muitos jovens que se encontram em situação de extrema dificuldade poderão construir novas possibilidades para suas vidas.

A metáfora do esporte também oferece a possibilidade de expandirmos culturalmente a relação entre esforço e conquista. Observamos que, por muitas vezes, as conquistas realizadas com pouco ou nenhum esforço são mais valorizadas do que aquelas resultantes de muito esforço. Consideramos que esse entendimento é muito prejudicial para o desenvolvimento do público jovem. Neste sentido, o esporte apresenta-se como um contra ponto para esse entendimento. Na prática esportiva a conquista de uma vitória é sempre fruto de muito treino, dedicação, foco e esforço, e vem sempre acompanhada de muita alegria e realização.


JUNTE-SE A NÓS

Acompanhe nosso trabalho





PATROCINADORES

image001